terça-feira, 12 de agosto de 2008






Querendo dar uma variada nos assuntos aqui abordados( uma tentativa de não tornar o blogger massante) , me lembrei de um trabalho no qual pouco me esforcei, e este que ficou uma grande porcaria. Era um trabalho que consistia em organizar um projeto em cima de uma análise sobre os impactos ambientais do lixão da ilha de itaóca aqui em São Gonçalo. O pouco que pesquisei durante o trabalho me fez ter uma grata surpresa ao me deparar com as imagens da ilha, esta que se encaixaria até melhor que uma luva com a descrição do blogueiro, pois la nós achamos imagens totalmente contraditórias que indicam a decadência e o abandono de uma ilha que tinha como a pesca sua principal atividade econômica, onde na década de 60 teve uma vida que foi bastante agitada com cabarés e hotéis turísticos, hoje se encontra abandonada, com sérios problemas sócio-ambientais como catadores de lixo, ruas em estado precário e o próprio lixão que atormenta seus cerca de 8 mil moradores.
Quanto ao lixão, pelo que estive pesquisando, a empresa licitada que trata do lixo de São Gonçalo a Paulista S/A tem por intermédio da empresa CTRalcantara um diagnóstico de impacto ambiental no lixão e nele vem a informação de que ja há o estudo da contrução de um aterro, com impermeabilização do solo e todos as outras medidas usadas para esta obra. Algo que eu ainda leigo não sou favoravel, pois a ilha de itaoca esta numa area ambiental muita sensível, que é o caso do mangue. Temos um candidato a prefeito que tem 10% do território da cidade e em suas terra um aterro cairia muito melhor, pois além de ser uma obra de impermeabilização mais barata, seria mais lucrativo para a imagem da empresa licitada essa possivel preocupação com meio ambiente do município. Essa medida acarretaria em uma série de outras medidas sociais, como uma relocação das pessoas que residem e vivem do lixo(catadores).
Quanto ao declínio da pesca já acho uma problema muito mais difícil porque a pesca é para essas pessoas muito mais do que um meio de se sustentar e sim, uma atividade cultural, tradicional e hereditária que rege toda a vida deles. Tendo isso na cabeça, se faz complicado pensar em relocação ou uma tentativa de os inserir em outra atividade econômica. E o problema da falta dos peixes, foge e muito, a regra local.
Quem quiser saber mais desse verdadeiro PONTO TURÍSTICO de São Gonçalo, é só da uma olhada nos endereço que esta a baixo. Ele possui um relato histórico e atual muito bom. vale a pena!

Um abraço a Todos! até a próxima
Fonte das fotos: saogoncaloportinteirto.blogspot.com e wikipédia e Angelo Duarte

http://www.overmundo.com.br/overblog/a-poetica-do-abandono-antropologia-e-fotografia-1


2 comentários:

Guh Ponzo disse...

blog tá excelente kra
po essa postagem foi ótima.. dpois vamos ver se a gnt troca uma divulgação.. vc divulga a gnt aki.. a gnt te divulga no nosso blog
www.cornetao.blogspot.com
vlw kra
abraçao

Thiago Capone disse...

nunca estive na ilha, mas pelas fotos que vi, essa ilha tem um enorme potencial turistico (ou teve)
é uma pena que estaja nesse estado que mostra a ultima foto.